Abaixo das copas das árvores, entre furos, igarapés e rios, equipes de saúde enfrentam uma série de desafios para melhorar um serviço que é até comum nos centros urbanos, mas que tem uma dinâmica própria nas comunidades ribeirinhas da Amazônia: o atendimento pré-natal.
A média de atendimento de mães com sete consultas de pré-natal na região amazônica é bem abaixo da média nacional: 55% contra 74%. Dos cem municípios brasileiros com menores indicadores de sete ou mais consultas, 95 estão em Estados da Amazônia Legal Brasileira. Dos cem melhores, apenas 2. Para melhorar a situação, um dos caminhos é conhecer mais as iniciativas locais para que ganhem reforço e escala. Em Abaetetuba, no Pará, os indicadores vêm melhorando ano a ano, apesar das limitações.
Esse cenário, entre desafios e respostas locais, é o foco desta reportagem, que foi selecionada pelo programa “Early Childhood Reporting Fellowship” (Bolsa de Reportagem para a Primeira Infância, em tradução livre), do The Dart Center for Journalism and Trauma, da Universidade de Columbia (EUA). O programa contou também com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Assim como na nossa primeira série, o texto desta reportagem foi revisado previamente por alunos do ensino médio da Escola Estadual Antônio Lemos, de Santa Izabel do Pará, sob a supervisão e orientação da professora Marcela Castro. Veja aqui um pouco sobre a atividade e os nomes de todos alunos envolvidos. Alguns termos e expressões foram explicados ao final dos textos, conforme solicitado pelos estudantes.
AMAZÔNIA TEM 95 DOS 100 MUNICÍPIOS COM MENOR PERCENTUAL DE SETE CONSULTAS DO PAÍS
LEIA NA ÍNTEGRAPELAS “RUAS FLUVIAIS”, UNIDADE DE SAÚDE AMPLIA ATENDIMENTO E MELHORA INDICADORES EM ABAETETUBA
LEIA NA ÍNTEGRAATENDIMENTO PRÉ-NATAL INCLUI ACOMPANHAMENTO MÉDICO, ENFERMAGEM, SAÚDE BUCAL E MENTAL
LEIA NA ÍNTEGRAALTO CUSTO E FINANCIAMENTO PARCIAL IMPEDE EXPANSÃO E MAIOR FREQUÊNCIA DOS SERVIÇOS
LEIA NA ÍNTEGRADaniel Nardin
Marcelo Lélis
Marcelo Lelis e Márcio Nagano
Ney Trindade
Robenare Marques
Thai Rodrigues
Raffael Regis
Samuel Burlamaqui
Ana Paula Santos
Paula Perim
Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Profª Marcela Castro e alunos do 1B da EEEM Antônio Lemos, de Santa Izabel do Pará