Amazônia Vox recebe Medalha Paulo Frota de Direitos Humanos

12/12/2024 17:22

Por Samantha Mendes, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Alice Martins 

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) incluiu a iniciativa Amazônia Vox como uma das homenageadas deste ano com a Medalha Paulo Frota, honraria concedida pela Casa Legislativa. O reconhecimento foi atribuído à reportagem “Desafios e soluções para melhorar a cobertura pré-natal em comunidades ribeirinhas na Amazônia”, que trouxe à tona  a baixa cobertura de atendimento adequado pré-natal na região,mas também respostas que são realizada sno território para melhorar os indicadores.

A Medalha Paulo Frota homenageia pessoas e instituições que se destacam na promoção dos direitos humanos e da justiça social no Pará, reforçando a importância de iniciativas que visam proteger os direitos das populações mais vulneráveis. A indicação do Amazônia Vox foi feita pelo deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da ALEPA, que destacou a relevância do trabalho realizado pela organização.

“A defesa dos direitos humanos, da população vulnerável, das crianças e dos adolescentes foi, sem dúvida, um ano muito rico para a luta que travamos para tornar o Pará mais humano. Agradeço ao povo do Pará e a todos os atores envolvidos pelo trabalho que permite à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa estar sempre presente, garantindo os direitos e promovendo a justiça social no Estado”, afirmou Bordalo, que também apresentou um projeto de lei em outubro com base no trabalho jornalístico do Amazônia Vox.

A reportagem, além de mostrar números do Sistema Único de Saúde (SUS) que revelam que 95 dos 100 municípios brasileiros com piores indicadores em atendimento pré-natal estão na Amazônia, também mostra o trabalho que vem sendo feito em Abaetetuba, no interior do Pará. Com um barco que funciona como Unidade Básica de Saúde Fluvial, o município vem melhorando os indicadores ano a ano.

Também presente e homenageada na sessão, a prefeita de Abaetetuba, Francinete Carvalho destacou a importância de reportagens como a realizada pelo Amazônia Vox. "Eu parabenizo a iniciativa da reportagem, que foi uma matéria séria, que se preocupou em mostrar a realidade, ouvindo as pessoas e que se preocupou em defender os direitos humanos de crianças que tem o direito básico de ter acesso a consultas através da mãe, com o pré-natal, vendo assim a criança como um cidadão de hoje, não do amanhã. A matéria mostrou o trabalho, o esforço, mas também as dificuldades da equipe, dos enfermeiros, dos médicos. Tudo com transparência e sensibilidade. Então,  esse trabalho deu visibilidade ao nosso municipio, mostrando que não basta apenas vontade política, que é essencial, mas é preciso financiamento para que as políticas públicas acontençam e cheguem nas pessoas", disse. A prefeita também recebeu a homenagem por conta do trabalho de saúde mental no município, inclusive na UBS Fluvial, conforme foi relatado na reportagem. "Esse trabalho nas comunidades ribeirinhas, com atendimento psicológico, teve também grande visibilidade através da reportagem do Amazônia Vox. Acredito que a imprensa precisa ter esse olhar, que mostre as dificuldades, mas também as respostas e fortaleça os direitos humanos e o Sistema Único de Saúde no nosso país", afirmou.

Homenagem - Em novembro, o Senador Zequinha Marinho (PODEMOS/PARÁ) fez um voto de aplausos em sessão no Senado Federal para a reportagem e pela conquista do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde pelo Amazônia Vox. O diretor executivo do Amazônia Vox, Daniel Nardin, celebrou a conquista, destacando o impacto e os desdobramentos desse conteúdo. “Essa reportagem nos rendeu muita repercussão, mas também gerou impacto com o projeto de lei, com uma premiação internacional e agora com esse reconhecimento da medalha", completou.

“Nos incentiva a continuar trabalhando com essa temática, tão importante em todas as áreas aqui na nossa região. A gente agradece muito a lembrança da comissão, em especial do deputado Bordalo, e reforçamos nosso compromisso em atuar sempre abordando os desafios, mas também as soluções que estão na Amazônia com as pessoas da Amazônia", acrescenta Nardin. 

A premiação reforça o compromisso do Amazônia Vox em produzir conteúdos voltados para a realidade amazônica, com foco nas pessoas e comunidades da região. Esse reconhecimento aumenta a responsabilidade da equipe, consolidando o compromisso em abordar temas importantes para a Amazônia e suas populações.

Pré-natal - A reportagem reconhecida pela ALEPA destacou a precariedade no acesso a serviços de saúde materna em comunidades ribeirinhas, mas também trouxe à luz iniciativas locais e soluções implementadas para superar esses desafios. Com abordagem sensível e humanizada, o trabalho reafirmou a missão do Amazônia Vox de dar visibilidade às vozes da Amazônia e às realidades vividas por suas populações. 

A experiência também engajou 40 adolescentes, estudantes da Escola Estadual Antônio Lemos, de Santa Izabel do Pará, que são revisores e editores desta reportagem.

A reportagem é assinada pelo diretor do Amazônia Vox, Daniel Nardin e tem imagens em fotos e vídeo de Marcelo Lelis. Contou também com imagens de apoio de Marcio Nagano e edição final do documentário de Ney Trindade. A trilha sonora é do maestro Robenare Santos. A direção de arte e diagramação de Rapha Regis e desenvolvimento web de Samuel Burlamaqui. O conteúdo possui ainda ilustração de Thai Rodrigues e mentoria e edição de Paula Perim. A revisão textual foi feita pela professora Marcela Castro e pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Lemos, de Santa Izabel do Pará.

A reportagem é resultado de bolsa para produção de pauta do programa “Early Childhood Reporting Fellowship”, do The Dart Center for Journalism and Trauma, da Universidade de Columbia (EUA). O programa contou também com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal no Brasil.

O conteúdo inclui seis capítulos em texto e fotos, ilustração e um minidocumentário que está disponível no Youtube e também foi exibido em março de 2024 pelo Canal Futura, em rede nacional. Confira abaixo: 

https://youtu.be/ytPuXGRuuxs