Amazônia Vox recebe voto de aplausos no Senado Federal

19/11/2024 15:00

Por Laura Guido, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Alice Martins 

De autoria do Senador Zequinha Marinho (PODEMOS/PARÁ), o Amazônia Vox recebeu, em 31 de Outubro, um voto de aplausos em sessão no Senado Federal em reconhecimento pela reportagem vencedora do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, no final do mês de outubro, em Miami (USA).. O texto “Desafios e soluções para melhorar a cobertura pré-natal em comunidades ribeirinhas da Amazônia” também inspirou um Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), iniciativa do Deputado Estadual Bordalo (Partido dos Trabalhadores/PT). 

Na sessão em que foi destinado o Voto de Aplausos ao Amazônia Vox, o Senador Zequinha Marinho apresentou dados de saúde relacionados à Amazônia e que serviram de base para a reportagem: “Dos 100 municípios brasileiros com menor percentual de atendimento pré-natal, 95 estão na Amazônia Legal. Ou seja, essas mulheres não conseguem fazer por falta de dinheiro, de condições, o acompanhamento da gestação”, ressaltou. Ele também enfatizou que na média de atendimento de mães com sete consultas de pré-natal na região (55%) estáabaixo da média nacional, de, 74%. O Senador atribuia justificativa para este caso à falta de recursos para a compra de equipamentos e de entrega para essas mulheres. 

Confira mais do pronunciamento do Senador aqui.

Para o jornalista Daniel Nardin, diretor do Amazônia Vox e autor da reportagem premiada, o reconhecimento político é uma motivação para continuar a fazer o jornalismo pautado no social. “A gente fica ainda mais orgulhoso e com o sentimento de responsabilidade por saber que representa um jornalismo que é feito na Amazônia, por Amazônidas”,  declara. 

 

Sobre a reportagem:

Em 12 edições, este é o primeiro trabalho da Amazônia Legal Brasileira que conquista  Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde. Entre os ganhadores em edições anteriores, estão Caco Barcellos, por meio do Profissão Repórter, e o médico Drauzio Varella com série no Fantástico. Além disso, jornalistas dos veículos como Globo News, Correio Braziliense, Agência Pública e BBC Brasil também já foram premiados por esta iniciativa. Uma outra conquista dentro do cenário desta reportagem foi a possibilidade de engajar 40 adolescentes, estudantes da Escola Estadual Antônio Lemos, de Santa Izabel do Pará, que são revisores e editores desta reportagem, e foram engajados para o jornalismo profissional

A reportagem é assinada pelo diretor do Amazônia Vox, Daniel Nardin e tem imagens em fotos e vídeo de Marcelo Lelis. Contou também com imagens de apoio de Marcio Nagano e edição final do documentário de Ney Trindade. A trilha sonora é do maestro Robenare Santos. A direção de arte e diagramação de Rapha Regis e desenvolvimento web de Samuel Burlamaqui. O conteúdo possui ainda ilustração de Thai Rodrigues e mentoria e edição de Paula Perim. A revisão textual foi feita pela professora Marcela Castro e pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Lemos, de Santa Izabel do Pará. A reportagem finalista é resultado de bolsa para produção de pauta do programa “Early Childhood Reporting Fellowship”, do The Dart Center for Journalism and Trauma, da Universidade de Columbia (EUA). O programa contou também com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

O conteúdo inclui seis capítulos em texto e fotos, ilustração e um minidocumentário que está disponível no Youtube e também foi exibido em março de 2024 pelo Canal Futura, em rede nacional.

A reportagem aborda a cobertura de atendimento pré-natal, que na região amazônica é bem abaixo da média nacional: 55% contra 74%. Dos cem municípios brasileiros com menores indicadores de sete ou mais consultas, 95 estão em Estados da Amazônia Legal Brasileira. 

Através da perspectiva do Jornalismo de Soluções, a reportagem joga luz ao problema, mas a partir de uma resposta. Para isso, apresenta o trabalho que é desenvolvido em Abaetetuba, no Pará, onde os indicadores vêm melhorando ano a ano, apesar das limitações.