Canal Futura exibe em março minidocs paraenses sobre ribeirinhos na Amazônia

29/02/2024 14:17

Texto: Bruna Brabo e Karinne Homci 

Explorando olhares e narrativas de comunidades ribeirinhas do Pará, a equipe da plataforma Amazônia Vox, iniciativa acelerada pelo Instituto Bem da Amazônia, produziu dois mini documentários que mostram a realidade das pessoas que vivem na maior floresta tropical do mundo e seus desafios, mas a partir das soluções e respostas locais.Os filmes “Desafios e soluções para atendimento pré-natal em comunidades ribeirinhas” e “Guardiões do Acará-Açu: produção de cacau e chocolate em comunidades ribeirinhas” exibem as histórias de quem vive às margens dos rios da Amazônia.

"É importante essa visibilidade nacional que o Canal Futura proporciona. Nos dois minidocs abordamos desafios diferentes, mas contando a história a partir da resposta, da solução, ouvindo fontes locais e contando com profissionais locais. Esse é o padrão editorial e de construção de narrativa que estamos implementando com o Amazônia Vox e ficamos bastante entusiasmados com a receptividade do Futura", ressalta Daniel Nardin, diretor dos minidocs e idealizador da plataforma Amazônia Vox. 

Em “Desafios e soluções para atendimento pré-natal em comunidades ribeirinhas”, a equipe acompanhou o atendimento de mulheres grávidas, destacando o esforço das equipes de saúde da Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) no atendimento pré-natal em comunidades ribeirinhas de Abaetetuba. O doc apresenta os desafios superados e as limitações das UBSF na prestação de serviços de saúde para a chamada primeiríssima infância. A reportagem foi produzida com apoio do programa “Early Childhood Reporting Fellowship” (Bolsa de Reportagem para a Primeira Infância, em tradução livre), do The Dart Center for Journalism and Trauma, da Universidade de Columbia (EUA). O programa contou também com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. 

“Foi de extrema importância para a UBS fluvial receber um documentário desse para mostrar a todo Brasil e ao mundo o quanto é importante o trabalho dos serviços fluviais ao que se refere o pré-natal, pois a vida começa no pré-natal. Estamos bastante felizes em mostrar nosso trabalho e que precisa de mais visibilidade e apoio”, conta Clebeson Rodrigues, coordenador da unidade básica de saúde fluvial de Abaetetuba.

Já em “Guardiões do Acará-Açu: produção de cacau e chocolate em comunidades ribeirinhas”, o exemplo de resistência à monocultura é mostrado como um dos caminhos para gerar renda na região, através de agroflorestas e da produção de chocolate regional. Nas comunidades, famílias se unem e geram receita com a utilização do cacau de plantações familiares.   

“É importante que o Brasil conheça um pouco mais o nosso trabalho. O modelo é de um trabalho coletivo, de resiliência climática, de fortalecimento da cadeia produtiva dentro da Amazônia. É a prova de que trabalhando dessa forma é possível fazer dar certo. Esperamos que a gente consiga levar adiante um pouco mais da realidade que existe dentro da Amazônia e a exibição em rede nacional ajuda muito nesse sentido”, comenta Luciene Gemaque, uma das mulheres que integram o grupo “Guardiãs do cacau”.

Os minidocs serão exibidos em diversos dias na programação do Canal Futura ao longo do mês de março, estreando na terça-feira (5), às 22h com o minidoc sobre pré-natal. Já o “Guardiões do Acara-açú” estreia no dias 20 de março, às 21h45.

“Reforçar o diálogo com os territórios brasileiros é um compromisso do Canal Futura. Compromisso com a diversidade, com agendas prioritárias locais e, principalmente, com o olhar atento de quem identifica soluções para o combate às desigualdades. Nesse sentido, as contribuições do Amazônia Vox trazem uma grande qualidade para a nossa programação”, afirma José Brito Cunha, Gerente de Comunicação da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura 

Confira os horários de exibição no Canal Futura em março:

  • “Desafios e soluções para atendimento pré-natal em comunidades ribeirinhas”

- Todas terças, às 22h, e às quintas, às 12h05.

  •  “Guardiões do Acará-Açu: produção de cacau e chocolate em comunidades ribeirinhas”

-  Dias 20 e 27 de março, às 21h45, e nos dias 21 e 28 de março, às 11h30.

 

FICHAS TÉCNICAS

“Desafios e soluções para atendimento pré-natal em comunidades ribeirinhas”

Reportagem e direção: Daniel Nardin

Imagens: Marcelo Lelis

Edição: Ney Trindade

Trilha: Robenare Marques

Mentoria: Paula Perim

Estagiária: Ana Paula Santos

 

“Guardiões do Acará-Açu: produção de cacau e chocolate em comunidades ribeirinhas”

Reportagem e direção: Daniel Nardin

Imagens e edição: Márcio Nagano