Texto por Laura Guido, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Alice Martins
A participação do Amazônia Vox foi um dos destaques do Google News Initiative, uma iniciativa focada em apoiar organizações jornalísticas de pequeno e médio porte que produzem conteúdos de caráter original e com enfoque na sua comunidade. Participante do Lab Sustentabilidade em 2023, o Amazônia Vox agora foi convidado a contar como o incentivo foi importante para o crescimento do jornalismo independente.
O Amazônia Vox participou do Google News Initiative em 2023, sendo uma das 40 iniciativas de jornalismo independente selecionadas, a partir da sua atuação na Amazônia com o banco de freelancers para potencializar vozes amazônidas, para que jornalistas da região possam contar as próprias narrativas, a produção de conteúdo focada no jornalismo de soluções que contribuiu socialmente - a reportagem “Desafios e soluções para melhorar a cobertura pré-natal no Pará” inspirou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) - além da atuação em processos de educação midiática, com os “alunos corretores”, da Escola Estadual Antônio Lemos, localizada em Santa Izabel do Pará.
O GNI atua por meio de ferramentas que auxiliam a melhorar a infraestrutura digital, o envolvimento do público digital e o desenvolvimento de negócios. Em 2023, foi a primeira edição do seu Lab Sustentabilidade, que nasceu no Brasil, para dar espaço ao jornalismo que cobre a agenda sustentável. Como esse incentivo, o Amazônia Vox pôde desenvolver diversas de suas atividades e ações a partir do seguinte questionamento, apontado pelo diretor do Amazônia Vox, Daniel Nardin: "Você está fazendo jornalismo para quem? Às vezes a gente faz muito jornalismo para jornalista. Mas, qual é o impacto que eu quero causar com o meu jornalismo?”. O vídeo abaixo, lançado pelo GNI nos últimos dias, conta o case do Amazônia Vox após participar do Lab de desenvolvimento de audiências, espaço em que pode aperfeiçoar a newsletter Oportunidades Para Jornalistas - OPA!
“O Lab de audiência que a gente fez com o google foi bem importante, nós já temos um valor de audiência qualificada muito alto mas talvez isso não esteja tão claro para uma audiência maior. A gente conseguiu, com o Lab, focar no nosso principal que era a newsletter, mas também entender que a gente precisa de mais conteúdo”, destaca Daniel Nardin.
Para Denner Leal, gestor de tráfego, há muito tempo se fala sobre a Amazônia, mas não é falado por quem a conhece de fato, que são os sujeitos que habitam nela e tem propriedade sobre as narrativas deste local. Sendo assim, o vídeo conta a história do Amazônia Vox, desde seu surgimento e concepção, até a rotina mais atual de produção de material e conteúdos, exemplificada por Alice Martins, gerente de conteúdo, que explica sobre os conteúdos do site, então além das reportagens especiais focadas em jornalismo de soluções, que é mostrar o problema a partir de iniciativas que deem respostas, ainda que pequenas sobre os desafios que essa região enfrenta. ”Mas também estamos focando em notícias mais factuais, coberturas de eventos, conteúdos institucionais, conquistas que a gente tem tido como projeto”, complementa Alice.