Texto: Helena Bertho Dias/InfoAmazônia
Foto: Jennifer Bandeira
A plataforma Amazônia Vox foi um dos quatro veículos selecionados para fazer parte do Programa de Fortalecimento Institucional e Editorial da Rede Cidadã InfoAmazonia. A iniciativa dará aos participantes, ao longo de sete meses, treinamentos e mentorias que contribuam para sua sustentabilidade. Os veículos receberão também mentoria editorial com a produção de reportagens de forma colaborativa e uma bolsa de R$ 14 mil para apoio na participação.
Dentre os temas que serão abordados e trabalhados com os meios de comunicação estão captação de recursos, gestão, processos, inovação, segurança na cobertura, entre outros. Já nas mentorias, cada veículo terá oportunidade de abordar seus principais problemas de forma personalizada e bolar estratégias para resolvê-los.
O programa é parte da Rede Cidadã InfoAmazonia, uma rede que conecta meios jornalísticos que realizam cobertura socioambiental na Amazônia para a cocriação e difusão de conteúdo, e visa fortalecer o ecossistema jornalístico na região.
A rede teve início em 2023, em projeto piloto, com participação de seis veículos que juntos publicaram diversas reportagens e conteúdos em redes sociais. Uma das produções, a reportagem Remédios do SUS para combater malária entre os Yanomami foram desviados e são vendidos por garimpeiros ilegais na internet foi vencedora do Prêmio Não Aceito Corrupção. Além da produção colaborativa de conteúdo, a rede contou com um mapeamento dos veículos jornalísticos amazônicos, divulgado no Mapa Vivo de Mídias da Amazônia.
Em 2024, a Rede Cidadã InfoAmazonia inaugura uma nova etapa, com ampliação do número de membros da rede e esforços para que os meios participantes possam fortalecer suas estruturas e ter maior sustentabilidade. Além do Programa, a InfoAmazonia fornecerá para a rede palestras e workshops gratuitos sobre diversos temas de interesse dos membros ao longo do ano.