Após um ano de atividades, o projeto Amazônia Vox passa a integrar a rede de associados da Ajor (Associação de Jornalismo Digital). A inclusão, já aprovada pela entidade, reforça o compromisso com a produção de conteúdo jornalístico da plataforma, que também possui ferramentas para profissionais, como um Banco de Fontes de conhecimento da Amazônia e um banco de cadastro de freelancers em comunicação da região. Todo o conteúdo é aberto e gratuito.
A plataforma Amazônia Vox também produz conteúdo jornalístico sobre a Amazônia, mas a partir da perspectiva e aplicação da metodologia do Jornalismo de Soluções. Ou seja: joga luz nos problemas e desafios, mas produz narrativas a partir das respostas e soluções aplicadas por iniciativas locais no território.
Com a associação junto à AJOR, a plataforma Amazônia Vox ganha ainda mais credibilidade e fortalece a rede de conexões, possibilidade mais qualificação e oportunidades.
Sobre a AJOR - Conforme declarado no site oficial (www.ajor.org.br), a Associação de Jornalismo Digital é uma organização da sociedade civil que representa iniciativas brasileiras de jornalismo digital, um ecossistema em constante ampliação, diversificação e impacto no país.
Sua missão é fomentar o campo jornalístico, fortalecendo suas associadas e defendendo uma imprensa mais livre, diversa e plural. São três eixos de atuação:
Nossas atividades estão divididas em três eixos de atuação: Fomento ao empreendedorismo, defesa do jornalismo e da democracia e foco na diversidade.
A Ajor foi fundada em 3 de maio de 2021, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, com 30 organizações associadas com o objetivo de fortalecer o jornalismo digital. Hoje, a associação conta com mais de 100 membros.